As
ações propostas para esta área de conhecimento (Química) deverão adequar-se ao
projeto pedagógico da escola em estudo, contemplando as atividades propostas no
Projeto de Pesquisa Institucional. Mais ainda, as referidas ações deverão
contemplar as atividades de docência previstas no projeto pedagógico do curso
de Licenciatura em Química da UFRB, visando atender às necessidades de formação
dos licenciandos em Química que atuam como bolsistas no PIBID.
Especificamente,
as atividades previstas incluirão o desenvolvimento de ações periódicas
voltadas para o ensino da química, dando ênfase ao ensino contextualizado e a
alfabetização científica inserindo também a história e a filosofia das ciências
de modo a promover uma educação científica ampliada e interdisciplinar.
Para
tanto, os alunos bolsistas, juntamente com os supervisores e coordenadores,
deverão discutir o programa da disciplina, elaborado pelo professor regente,
buscando adequar as ações propostas com o referido programa de disciplina.
Para
cada assunto a ser abordado, os integrantes do grupo deverão propor temáticas
contextualizadas, baseadas no emprego de exemplos do cotidiano. Busca-se com
isto, desenvolver no aluno bolsista (futuro docente) a capacidade de
contextualizar suas aulas, de compreender o processo de construção do conhecimento
científico e suas implicações no desenvolvimento tecnológico atual
proporcionando ao futuro docente domínio de conteúdo, discernimento sobre as
questões históricas e filosóficas que envolvem o conhecimento químico e
compreensão de temas de interesse dos estudantes atuais.
Paralelamente
ao acompanhamento do desenvolvimento das atividades em sala de aula, serão desenvolvidas
atividades diversas com foco nas seguintes datas científicas: Semana de Ciência
e Tecnologia; Semana do Meio Ambiente; Dia Mundial da Água; dentre outros. As
atividades previstas para estas datas incluem a realização das seguintes ações:
a)
Feira das Ciências: Esta
atividade terá como principal objetivo promover a interdisciplinaridade entre a
Química, a Física, a Matemática e a Filosofia, despertando nos futuros docentes
o apreço pelas práticas interdisciplinares;
b)
Semana da Química Aplicada: Entendendo o cotidiano. Esta atividade terá o
foco no estudo de reações químicas que se processam diariamente em nossa volta,
com ênfase especial em reações farmacocinéticas, petroquímicas, poliméricas e
gastronômicas. Durante a Semana de Química Aplicada, os integrantes do grupo deverão
montar, com o auxílio de alunos e professores, um balcão para a demonstração
das diversas reações químicas propostas;
c)
Criação de um ambiente virtual de atividades (AVA): Será desenvolvido um
ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a partir das atividades desenvolvidas em
sala de aula. Este ambiente virtual será útil para despertar nos alunos
bolsistas a importância desta nova tecnologia educacional em prol do conhecimento.
Os materiais a serem postados no referido ambiente deverão ser, antes,
avaliados e corrigidos pelos supervisores e coordenadores do projeto;
d)
Banco de dados. Será
criado de um banco de dados contendo o resumo de todas as atividades
desenvolvidas pela equipe. O banco de dados terá seu acesso liberado a todos os
integrantes do grupo (bolsistas, supervisores, coordenadores, bem como o corpo
acadêmico da unidade escolar). Este banco de dados será útil para todos os
participantes do projeto, visto que todos os dados adquiridos estarão
disponíveis para posteriores reavaliações/discussões. A grande importância
deste banco de dados em um Ambiente Virtual reside no fato de que os futuros
docentes já poderão se familiarizar com as mais novas ferramentas de
aprendizagem.
Tendo
em vista que a Química é uma ciência experimental, o presente projeto propõe
incentivar a utilização dos laboratórios nas escolas parceiras permitindo o
desenvolvimento de práticas experimentais utilizando materiais de baixo custo e
incentivando o estudante do ensino médio a realizar os experimentos
apresentados nos principais livros de química de nível médio. Os alunos
bolsistas, conjuntamente com os supervisores deverão propor a reativação ou
criação de espaços de experimentação em ciências que poderão ser utilizados por
docentes de química, física, matemática ou biologia. Além disso, daremos
continuidade à criação de laboratórios móveis específicos para cada área da química
ampliando assim a possibilidade de utilização deste instrumento de ensino cuja
construção foi realizada durante o subprojeto de química 2009. Neste sentido,
serão criados laboratórios móveis específicos para: química geral e inorgânica,
físico-química, química orgânica, química analítica e ensino de ciências. Este
último será voltado para o ensino da química na educação infantil e ensino
fundamental e utilizará materiais inócuos à saúde além de propor o ensino de
ciência através do lúdico.
Neste
sentido, objetiva-se que este projeto de pesquisa promova a ampliação da massa
crítica regional nesta área (professores de ensino médio), com a aglutinação de
novos sujeitos voltados para a discussão sobre o ensino de Química e a formação
docente em Química.
Estas
ações culminarão em reflexos positivos para a melhoria da qualidade do ensino
dessa disciplina no município de Amargosa.
No
que se refere à vinculação deste projeto com a formação inicial de professores
de Química, pretende-se que as ações a serem desenvolvidas estejam articuladas
à carga horária prática de cada um dos componentes curriculares do currículo:
Química Geral I e II; Química Analítica I e II; Química Inorgânica I e II;
Química Orgânica I, II e III; Físico-Química I e II; Metodologia para o Ensino
de Química; Química e Meio Ambiente.
Uma
ênfase especial será dada à componente curricular voltada para o ensino da
Química: Oficina de Produção para o Ensino de Química. Visando dar ao futuro
docente uma ampla visão sobre as oficinas para o ensino da Química, serão
desenvolvidas diversas oficinas, tais como: oficina de produção de sabão; oficina
de reciclagem de plásticos; oficina de tratamento de efluentes; oficina de
tratamento de água potável; oficina de processos químicos industriais; etc. Além
destas disciplinas, também será dada ênfase às disciplinas correspondentes aos
estágios curriculares, como Estágio Supervisionado I, II, III e IV; Metodologia
para o Ensino de Química e Trabalho de Conclusão de Curso.
Uma
dificuldade encontrada no PIBID 2009 e que, espera-se não venha ocorrer nesta
edição refere se à dificuldade de selecionar professores supervisores em
Química que possam trazer suas experiências docentes e dificuldades de sala de
aula, contribuindo com a formação dos licenciandos em Química. Com o recente
concurso da rede estadual a participação de profissionais de Química do Ensino
Médio deverá ser maior, pretende-se selecionar três supervisores de Química
facilitando a atuação dos bolsistas nas escolas.Assim,
leituras de textos, produção de minicursos e oficinas, construção de
experimentos didáticos, produção de textos para apresentação em eventos da área
de Química e Ensino de Química, reflexões sobre as atividades desenvolvidas com
os alunos nos colégios, exposição de atividades desenvolvidas no subprojeto,
elaboração de relatórios semestrais das atividades desenvolvidas são algumas
das atividades que os bolsistas do subprojeto de Química desenvolverão.
Estas
articulações possibilitarão a construção de saberes docentes, tendo a práxis
pedagógica como mediadora deste processo. Assim, por exemplo, processos de
mediação didática utilizando atividades experimentais serão planejados e
implementados, tendo o debate epistemológico e a história da Química como
suportes para uma maior compreensão do conhecimento químico e do seu processo
de produção, de forma a instrumentalizar melhor o professor e contribuir para a
alfabetização científica do estudante da escola básica.
Conforme
citado no Plano de Trabalho do projeto geral pretende-se neste subprojeto
submeter todas as atividades à avaliação por todos os sujeitos envolvidos, de
forma a servir de orientação para novos planejamentos e ações, em um processo
cíclico e contínuo de ação-reflexão-ação.