Subprojeto



As ações propostas para esta área de conhecimento (Química) deverão adequar-se ao projeto pedagógico da escola em estudo, contemplando as atividades propostas no Projeto de Pesquisa Institucional. Mais ainda, as referidas ações deverão contemplar as atividades de docência previstas no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Química da UFRB, visando atender às necessidades de formação dos licenciandos em Química que atuam como bolsistas no PIBID.
Especificamente, as atividades previstas incluirão o desenvolvimento de ações periódicas voltadas para o ensino da química, dando ênfase ao ensino contextualizado e a alfabetização científica inserindo também a história e a filosofia das ciências de modo a promover uma educação científica ampliada e interdisciplinar.
Para tanto, os alunos bolsistas, juntamente com os supervisores e coordenadores, deverão discutir o programa da disciplina, elaborado pelo professor regente, buscando adequar as ações propostas com o referido programa de disciplina.
Para cada assunto a ser abordado, os integrantes do grupo deverão propor temáticas contextualizadas, baseadas no emprego de exemplos do cotidiano. Busca-se com isto, desenvolver no aluno bolsista (futuro docente) a capacidade de contextualizar suas aulas, de compreender o processo de construção do conhecimento científico e suas implicações no desenvolvimento tecnológico atual proporcionando ao futuro docente domínio de conteúdo, discernimento sobre as questões históricas e filosóficas que envolvem o conhecimento químico e compreensão de temas de interesse dos estudantes atuais.
Paralelamente ao acompanhamento do desenvolvimento das atividades em sala de aula, serão desenvolvidas atividades diversas com foco nas seguintes datas científicas: Semana de Ciência e Tecnologia; Semana do Meio Ambiente; Dia Mundial da Água; dentre outros. As atividades previstas para estas datas incluem a realização das seguintes ações:
a) Feira das Ciências: Esta atividade terá como principal objetivo promover a interdisciplinaridade entre a Química, a Física, a Matemática e a Filosofia, despertando nos futuros docentes o apreço pelas práticas interdisciplinares;
b) Semana da Química Aplicada: Entendendo o cotidiano. Esta atividade terá o foco no estudo de reações químicas que se processam diariamente em nossa volta, com ênfase especial em reações farmacocinéticas, petroquímicas, poliméricas e gastronômicas. Durante a Semana de Química Aplicada, os integrantes do grupo deverão montar, com o auxílio de alunos e professores, um balcão para a demonstração das diversas reações químicas propostas;
c) Criação de um ambiente virtual de atividades (AVA): Será desenvolvido um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula. Este ambiente virtual será útil para despertar nos alunos bolsistas a importância desta nova tecnologia educacional em prol do conhecimento. Os materiais a serem postados no referido ambiente deverão ser, antes, avaliados e corrigidos pelos supervisores e coordenadores do projeto;
d) Banco de dados. Será criado de um banco de dados contendo o resumo de todas as atividades desenvolvidas pela equipe. O banco de dados terá seu acesso liberado a todos os integrantes do grupo (bolsistas, supervisores, coordenadores, bem como o corpo acadêmico da unidade escolar). Este banco de dados será útil para todos os participantes do projeto, visto que todos os dados adquiridos estarão disponíveis para posteriores reavaliações/discussões. A grande importância deste banco de dados em um Ambiente Virtual reside no fato de que os futuros docentes já poderão se familiarizar com as mais novas ferramentas de aprendizagem.
Tendo em vista que a Química é uma ciência experimental, o presente projeto propõe incentivar a utilização dos laboratórios nas escolas parceiras permitindo o desenvolvimento de práticas experimentais utilizando materiais de baixo custo e incentivando o estudante do ensino médio a realizar os experimentos apresentados nos principais livros de química de nível médio. Os alunos bolsistas, conjuntamente com os supervisores deverão propor a reativação ou criação de espaços de experimentação em ciências que poderão ser utilizados por docentes de química, física, matemática ou biologia. Além disso, daremos continuidade à criação de laboratórios móveis específicos para cada área da química ampliando assim a possibilidade de utilização deste instrumento de ensino cuja construção foi realizada durante o subprojeto de química 2009. Neste sentido, serão criados laboratórios móveis específicos para: química geral e inorgânica, físico-química, química orgânica, química analítica e ensino de ciências. Este último será voltado para o ensino da química na educação infantil e ensino fundamental e utilizará materiais inócuos à saúde além de propor o ensino de ciência através do lúdico.
Neste sentido, objetiva-se que este projeto de pesquisa promova a ampliação da massa crítica regional nesta área (professores de ensino médio), com a aglutinação de novos sujeitos voltados para a discussão sobre o ensino de Química e a formação docente em Química.
Estas ações culminarão em reflexos positivos para a melhoria da qualidade do ensino dessa disciplina no município de Amargosa.
No que se refere à vinculação deste projeto com a formação inicial de professores de Química, pretende-se que as ações a serem desenvolvidas estejam articuladas à carga horária prática de cada um dos componentes curriculares do currículo: Química Geral I e II; Química Analítica I e II; Química Inorgânica I e II; Química Orgânica I, II e III; Físico-Química I e II; Metodologia para o Ensino de Química; Química e Meio Ambiente.
Uma ênfase especial será dada à componente curricular voltada para o ensino da Química: Oficina de Produção para o Ensino de Química. Visando dar ao futuro docente uma ampla visão sobre as oficinas para o ensino da Química, serão desenvolvidas diversas oficinas, tais como: oficina de produção de sabão; oficina de reciclagem de plásticos; oficina de tratamento de efluentes; oficina de tratamento de água potável; oficina de processos químicos industriais; etc. Além destas disciplinas, também será dada ênfase às disciplinas correspondentes aos estágios curriculares, como Estágio Supervisionado I, II, III e IV; Metodologia para o Ensino de Química e Trabalho de Conclusão de Curso.
Uma dificuldade encontrada no PIBID 2009 e que, espera-se não venha ocorrer nesta edição refere se à dificuldade de selecionar professores supervisores em Química que possam trazer suas experiências docentes e dificuldades de sala de aula, contribuindo com a formação dos licenciandos em Química. Com o recente concurso da rede estadual a participação de profissionais de Química do Ensino Médio deverá ser maior, pretende-se selecionar três supervisores de Química facilitando a atuação dos bolsistas nas escolas.Assim, leituras de textos, produção de minicursos e oficinas, construção de experimentos didáticos, produção de textos para apresentação em eventos da área de Química e Ensino de Química, reflexões sobre as atividades desenvolvidas com os alunos nos colégios, exposição de atividades desenvolvidas no subprojeto, elaboração de relatórios semestrais das atividades desenvolvidas são algumas das atividades que os bolsistas do subprojeto de Química desenvolverão.
Estas articulações possibilitarão a construção de saberes docentes, tendo a práxis pedagógica como mediadora deste processo. Assim, por exemplo, processos de mediação didática utilizando atividades experimentais serão planejados e implementados, tendo o debate epistemológico e a história da Química como suportes para uma maior compreensão do conhecimento químico e do seu processo de produção, de forma a instrumentalizar melhor o professor e contribuir para a alfabetização científica do estudante da escola básica.
Conforme citado no Plano de Trabalho do projeto geral pretende-se neste subprojeto submeter todas as atividades à avaliação por todos os sujeitos envolvidos, de forma a servir de orientação para novos planejamentos e ações, em um processo cíclico e contínuo de ação-reflexão-ação.